Boletim Informativo O Catrazana

 

Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana"

 

Em maio de 1996 o Grupo de Jovens do Monte, inserido na Paróquia de Santo António do Monte, lançava um jornal chamado de "O Catrazana", em homenagem aos habitantes do Monte. Este jornal procurava, por um lado, divulgar as atividades do próprio grupo e, por outro, ser um veículo de divulgação de informação na freguesia. 

Em 1998, após três anos de jornal, do qual surgiram sete edições normais e duas edições especiais, o projeto termina quando os elementos do grupo de jovens se afastam da terra e/ou integram a vida adulta. 

Vinte e três anos após o lançamento do Jornal, a Junta de Freguesia do Monte decide renascer o projeto - desta vez como Boletim Informativo de Freguesia, publicado de forma semestral, e servindo de veículo de divulgação de informação da freguesia e das associações e grupos sediados no Monte. 

Sob a coordenação e edição de Madalena Costa, com o contributo de diferentes grupos e associações e pessoas da terra (e de fora dela que apresentam a sua perspetiva), O Catrazana volta assim há circulação, com o número de depósito legal 456729/19. 

"O Catrazana" pode ser adquirido, de forma gratuita, na Junta de Freguesia do Monte ou em pontos específicos da freguesia, nomeadamente nos cafés.

 

Em 2019 foram lançadas duas edições distintas. A primeira edição procurou seguir a estrutura original do seu antecessor, seguindo as suas pisadas quer em tamanho, quer a nível estético. 

Na imagem, a 1ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Junho/2019)

Nesta primeira nova edição, lançada em Junho de 2019, procurou dar a conhecer-se o projeto original, pelo que diversos membros do jornal O Catrazana foram entrevistados e deram a sua visão quer do projeto na época, quer do renascer do projeto.

Para reviver esta época, procurou juntar-se o maior número possível de elementos do grupo original. Dos 18 elementos originais, foi possível reunir 10, tendo sido tirada uma fotografia que integra esta mesma edição. 

Também como no seu original, procurou criar-se um espaço para crónicas e pensamentos, onde foram transcritas algumas das crónicas originais, assim como adicionadas algumas novas. Além disto, foram ainda divulgadas notícias de interesse para a comunidade, nomeadamente a construção do Centro Cívico do Monte e a Inauguração da Nova Cobertura do Pavilhão do Monte. 

Não faltam ainda as atividades para fazer nos tempos livres, composto por palavras cruzadas (sobre geografia de Portugal) e um cruzadex. Como manda a tradição, o editorial da primeira página foi escrito pelo padre da freguesia, o Padre José Nunes, conhecido como Padre Zé. 

 

Já a segunda edição, lançada em Dezembro do mesmo ano, assume uma postura mais recente, tendo o dobro do tamanho, e sendo a cores. 

Na imagem, a 2ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Dezembro/2019)

Nesta edição, e contrariamente ao que se verificou na edição anterior, o editorial é escrito pelo Presidente da Junta de Freguesia, João Manuel da Cunha Miranda, que aproveita para divulgar a sua mensagem de encerramento de ano e desejar boas festas e boas entradas. 

Seguem-se as páginas dos grupos e associações da freguesia, que aproveitam para divulgar a sua atividade: A Marcha "A Catrazana" (página 2), a Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata (página 3), a Associação dos Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida (página 4), a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Padre António Morais da Fonseca (páginas 4 e 5), a Associação de Pais da Escola do Monte (página 5) e a Sociedade de São Vicente de Paulo de Santo António do Monte (página 10). 

Além disto, é dado destaque às atividades da Semana do Catrazana e é apresentado o Catrazana de Mérito 2018: o Professor Faustino. 

Pela primeira vez, é criada uma página de fotografias da freguesia, denominada de "O Monte pela Lente", com fotografias de Arnaldo Salgado, que apresenta uma visão de quem é de fora da freguesia. Seguem-se as atividades, com sopa de letras, palavras cruzadas e enigmas, todos seguindo a temática da pesca, principalmente da pesca tradicional.  

Como em edições anteriores, são apresentadas crónicas e pensamentos, desta vez escritos por Francisco Faustino e Januário Cunha. Termina assim o primeiro ano de retorno deste projeto com duas edições. 

 

Já a terceira edição, lançada em Agosto deste ano, assume uma postura ainda mais rejuvenescida, tendo mais do dobro do tamanho da edição anterior, e sendo novamente a cores. 

Na imagem, a 3ª edição do Boletim Informativo de Freguesia "O Catrazana" (Agosto/2020)


Nesta edição, editorial volta a ser escrito pelo Presidente da Junta de Freguesia, João Manuel da Cunha Miranda, onde aproveita para explicar melhor os projetos que a Junta criou e/ou aderiu este ano – O Balcão Digital do Cidadão e a Aplicação “Juntar A Junta”, deixando ainda a sua mensagem sobre a atual situação que vivemos bem como uma palavra de esperança para os próximos tempos.

Seguem-se nas páginas seguintes um índice para melhor organização do jornal, apresentando o conteúdo que estará presente ao longo das 28 páginas e seguidamente as páginas dedicadas aos projetos da Junta, sendo aqui explicados com maior detalhe.

As páginas seguintes dedicam-se a clarificar mais ao detalhe o propósito do Centro Qualifica com polo na nossa freguesia e ainda explicar melhor a Missão País 2020 que foi recebida no Monte. Já a página 5 é dedicada às festas de Santo António do Monte em 1857, e a 6 e 7 destinada à Semana do Catrazana – A festa a Santo António.

Seguidamente, são apresentados os Catrazanas de Mérito dos últimos anos: Paulo Silva (2013), Dra. Arminda Tavares (2014), Mestre Agostinho da Silva (2015), Sr. Guedes (2016), General José Ferreira Valente (2017) e o Professor Faustino (2018). 

As páginas posteriores foram dedicadas à exposição da Atividade da Freguesia: 1º Semestre de 2020 e a uma Carta dirigida ao Executivo do Município da Murtosa devido ao Cruzamento da Rua Álvares Cabral com a Avenida de Santo António do Monte, devido ao problema relativo à sinistralidade rodoviária nesse cruzamento.

A página 16 foca-se na Sociedade de São Vicente de Paulo de Santo António do Monte, bem como na sua vida e infância e a página 17 é dedicada aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G – Murtosa em Rede.

Seguem-se as páginas dos grupos e associações da freguesia, que aproveitam para divulgar a sua atividade: A Marcha "A Catrazana" (página 18), o Sport Marítimo Murtoense (página 18 e 19), a Associação dos Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida (página 19), a Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata (página 20)e a Associação Dar Ajuda aos Mais Carenciados (página 21 e 22). 

Como nas edições anteriores, são apresentadas crónicas e pensamentos, escritos mais uma vez por Francisco Faustino, Januário Cunha, Marco Pereira e Cecília Costa e à semelhança do ano anterior também é criada uma página de fotografias da freguesia, denominada de "O Monte pela Lente", com fotografias de Arnaldo Salgado. Seguem-se as atividades, com sopa de letras, palavras cruzadas e enigmas, todos seguindo a temática da agricultura.

icon-watchATENDIMENTO 9:00 - 12:30 13:30 - 17:00
icon-watchHorário do cemitério: Todos os Dias das 8:00 às 17:30

Tempo em Monte

.