Associativismo

 

  Esta freguesia é marcada por ter inúmeros movimentos associativos, sendo eles, por ordem alfabética:

  A ACDM,  Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do Monte, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Padre António Morais da Fonseca, a Associação dos Miúdos Especiais com Muita Lata, a Associação Frente Libertadora Murtoseira, a Associação Humanitária dos Bombeiros da Murtosa, a Associação "Marcha à Catrazana", a Dress A Girl, o Grupo de Carnaval Alta Te(n)são,  o Grupo de Carnaval Malinhas de Mão, o Grupo de Carnaval Marias Há Muitas, a Rádio SFM e a Sociedade de São Vicente de Paulo de Santo António do Monte.

   Mais a baixo, apresentaremos um breve resumo de cada uma das Associações, bem como detalhes da sua formação, dos seus objetivos e das atividades desenvolvidas pelas mesmas.

 

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA DO MONTE

acdm

  A Associação Cultural e Desportiva do Monte, a nível local mais conhecida apenas por ACDM, é um clube da freguesia do Monte que tem apenas o andebol como desporto, com todos os escalões federados e em competição nacional.

  A ACDM destaca-se assim pela prática da modalidade de andebol, da qual têm beneficiado sucessivas gerações de crianças e jovens murtoseiros, sendo uma associação de grande reconhecimento, fruto do intenso e valioso trabalho de formação desportiva desenvolvido durante os mais de 40 anos da coletividade e que tem honrado o nome da freguesia do Monte e do concelho da Murtosa.

 

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO CENTRO ESCOLAR DA SALDIDA                                                                        

APEECES

  A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Centro Escolar da Saldida (APEECES), é uma associação de direito privado, que teve início em 2018, com o propósito de aproximação dos Pais à Escola. Desde o aparecimento do Centro Escolar da Saldida, com o desenrolar dos anos letivos, houve a preocupação de os pais dos alunos se envolverem em várias atividades, sendo por isso a formação da associação uma necessidade que se veio a confirmar.

  Nesse sentido, a missão da Associação passa pela construção de uma Escola segura, dinâmica e promotora do sucesso escolar, possibilitando uma maior participação dos Pais e Enc. de Educação nas tarefas que lhe são inerentes e dotá-los de mais instrumentos de análise e ação na relação diária com os seus filhos e com a Escola, de modo a fazer desta um espaço de cidadania ativa e de participação solidária para garantir um ensino público de qualidade para todas as crianças.

 

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DA ESCOLA DO MONTE

  A Atual direção da Associação de Pais da Escola do Monte, que iniciou funções em 2015/2016, resulta da união de um grupo que sentia (e sente) a vontade de se dedicar à causa de dinamização e desenvolvimento de atividades para a Escola do Monte e para as crianças.

  Desde a sua formação, a associação tenta oferecer o máximo material possível à Escola, desde material escolar até equipamentos que esta necessite, e ainda realiza diversas atividades durante o ano tais como Halloween, Natal e Páscoa onde oferece lembranças a todas as crianças, organização do dia da criança repleto de diversões, entre outros. Para tal, durante todo o ano esforça-se por angariar os fundos necessários recorrendo a rifas, vendas de produtos, jantares temáticos e várias feirinhas para possibilitar todas as ofertas que fornece.

  Esta é assim uma associação que se preocupa com o bem-estar das crianças, procurando sempre desenvolver o máximo de ações de forma a promover a formação dos pais e das crianças, bem como de uma maior proximidade entre todos.

 

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DO PADRE ANTÓNIO MORAIS DA FONSECA

  Esta associação é dirigida exclusivamente por pais e encarregados de educação em regime integral de voluntariado cujo objetivo é promover os interesses dos alunos que frequentam esta escola. Para o efeito, a Associação de Pais prossegue a sua atividade em articulação com os pais, encarregados de educação, alunos, professores e direção da Escola, potenciando uma intervenção que se pretende que seja inclusiva e com a colaboração de todos os que participam no processo educativo.

  Os atuais corpos gerentes nestes últimos anos têm realizado diversas iniciativas que possibilitam um apoio à Escola fundamental para colmatar algumas falhas.  Nesse sentido, e com uma responsabilidade social e cívica são vendidos bolos, salgadinhos e até mesmo artigos de artesanato feitos pelos associados para que que essas vendas possibilitassem a aquisição de material fundamental para algumas disciplinas bem como bens essenciais para o bom funcionamento da escola.

 

 ASSOCIAÇÃO DOS MÍUDOS ESPECIAIS COM MUITA LATA                                                               

  O projeto Miúdos Especiais, surgiu em 2015, no Agrupamento de Escolas da Murtosa, como uma nova resposta às necessidades de desenvolvimento de competências específicas dos alunos com Perturbação do Espetro de Autismo (PEA).

  Esta associação foi criada por pais e amigos para os ajudar a conquistar mais sonhos. Como qualquer criança, adoram experimentar coisas novas e sítios diferentes e é aí que entra a Associação, com o dinheiro que esta vai angariando com os produtos de Natal, com os donativos que lhes são feitos e com outras atividades que vão fazendo. Graças a isso, possibilitam as crianças a usufruir de Hipoterapia, Piscina e outras terapias que os ajudam e muito no dia-a-dia.

 

ASSOCIAÇÃO FRENTE LIBERTADORA MURTOSEIRA

 

  Este é um grupo de carnaval murtoseiro bastante conhecido que marca os Carnavais da região. O tradicional desfile de Carnaval Infantil da Murtosa, é dos maiores eventos do concelho, e conta já com mais de 34 anos de existência, tendo vida desde o longínquo ano de 1986.

  Foi somente passado 9 anos, em 1995 que apareceu pela 1ª vez um grupo organizado de intrépidos jovens a desfilar com o Carnaval Infantil, surgindo nesse mesmo ano a Frente Libertadora Murtoseira, mais vulgarmente conhecida por F.L.M. Anos mais tarde o grupo fica mais ativo que nunca, tornando-se em associação juvenil em 2004, sobre a alçada do IPJ. 

  Este grupo não se reúne apenas no carnaval mas também em várias festas ao longo do ano como as de Halloween e outras temáticas, participa em várias feiras e tasquinhas na região bem como noutras atividades como os famosos torneios de sueca, entre outros.

 

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DA MURTOSA

    A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Murtosa conta já com mais de 40 anos de existência, tendo sido fundada em 1978 e possui como sede a nossa freguesia.

  Com o desejo de bem servir vida por vida, os bombeiros além do tudo o que fazem pela comunidade, também se dedicam e muito à sensibilização da nossa população, já tendo para isso realizando vários simulacros públicos; sessões formativas dirigidas principalmente aos jovens; sessões versando a área do socorro pré-hospitalar, entre outras iniciativas.

  Com o intuito de enaltecer o papel desempenhado pelos Bombeiros Voluntários em prol da comunidade, realizam-se sempre as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, instituído pelo Município da Murtosa. Ainda em homenagem aos nossos Bombeiros também já foram feiras várias Sessões solenes, com imposição de insígnias e outras distinções honoríficas; vários desfiles; paradas do quartel, seguida do hasteamento das bandeiras, entre muitas mais atividades.

 

MARCHA A CATRAZANA                                                               

  Em 2017, João Cunha, Presidente da Junta de Freguesia do Monte, desafiou Ana Salgado e Rosa Cunha Cereja a constituírem uma Marcha Popular, para apresentar na Semana do Catrazana. Ambas aceitaram o desafio sem hesitar! De seguida, aperceberam-se que pecisavam de alguém relacionado com a música, convidando assim Celina Godinho para junta-se também a elas! O projeto começara a ganha ainda mais forma!

  Mas marcha não se faz sem marchantes, então, ambas decidiram convidas familiares, amigos e conhecidos para esta ideia e… a obra nasce! A Marcha A Catrazana saiu à rua, na Semana do Catrazana, pela primeira vez, com cerca de 70 marchantes, sob o tema de A Murtosa.

  O trabalho continuou, pois foi necessário angariar verbas para a concretização dos trajes e dos arcos… A equipa da Marcha vendeu bolos, fez rifas, participou em tasquinhas e almoços de angariação de fundos.

  Em 2019, constitui-se a Associação, ficando com a denominação: Associação “Marcha A Catrazana”. Desde esta data, para além da participação na Semana do Catrazana, participou também na Feira Agrícola da Murtosa, bem como em vários Fins de semana Culturais do Município, desfilou, como habitualmente, nas noites de São Jõao e de São Pedro, em Loureiro e Pardilhó, respetivamente, e ainda em muitas outras atividades.

 

 DRESS A GIRL                                             

   A Dress a Girl Around the World é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 2009 nos EUA, com a missão de fazer vestidos para doar a meninas de países carenciados, levando lhes dignidade, proteção e esperança.

  Em Portugal, iniciou suas atividades em maio de 2016 pela mão de Vanessa Campos e em abril de 2018 a Dress a Girl Portugal tornou-se numa associação sem fins lucrativos que promove encontros de costura inter-geracionais, combatendo o isolamento social da população sénior, promovendo a sociabilidade, a partilha de saberes, a melhoria da dinâmica familiar e a promoção da saúde de nossas voluntárias.

  A Dress a Girl Portugal conta com a colaboração de vários Ateliers de Costura, Centros de Dia, Escolas, Universidades Sénior e grupos informais, espalhados por todo o país, sendo um deles na nossa freguesia, promovendo assim encontros de costura solidária.

 

GRUPO DE CARNAVAL ALTA TE(N)SÃO     

 

 

  Este é um grupo de Carnaval da Murtosa criado com o objetivo de os integrantes se divertirem e fazerem divertir os outros.

  Sempre vestidos a rigor, este grupo é presença assídua em todos os Carnavais murtoseiros animando tudo e todos.

 

GRUPO DE CARNAVAL MALINHAS DE MÃO           

  O grupo de Carnaval Malinhas de Mão é um grupo feminino da freguesia do Monte fundado em 2007, e são conhecidas por animar e muito o Carnaval Murtoseiro todos os anos. Este grupo proporciona todos os anos fantásticos desfiles, marcando sempre a sua diferença com muita alegria e animação.

  As Malinhas de Mão durante o ano também realizam sempre várias festas temáticas, participam em inúmeras feiras e tasquinhas, são presença assídua na Semana do Catrazana, e em muitos outros eventos.

 

GRUPO DE CARNAVAL MARIAS HÁ MUITAS

  O grupo do Carnaval Marias Há Muitas é um grupo feminino da freguesia do Monte fundado em 2015. Tem como característica principal animar os Carnavais Murtoseiros com desfiles imperdíveis, tais como, o Monstro das Bolachas Maria´s em 2020, as Velhas Gaiteiras no Parque de Diversões no carnaval de 2019, Méé méé Maria´s em 2018, entre muitos outrosTal como o grupo diz “Somos MARIA's e somos muitas, e queremos tornar o Carnaval ainda mais divertido”.

  Além disso o grupo não aparece somente para o Carnaval, este frequenta várias tasquinhas, participa em inúmeras festas e feiras temáticas ao longo do ano, cantam as janeiras casa a casa, entre muitas outras atividades.

  Atualmente o grupo tem como sede o Bunheiro, no entanto, marcará sempre muito a nossa freguesia que viu este grupo crescer e que continua e continuará a animar muito a nossa região.

 

RÁDIO SFM

                  

  A Saldida FM, mais conhecida por SFM, é uma estação de rádio generalista localizada na nossa freguesia e que se dirige aos ouvintes do distrito de Aveiro. É possível ouvi-la sintonizando o rádio na frequência 98.1 FM. A sua programação foca-se numa seleção musical de qualidade, notícias rigorosas e iniciativas culturais e promocionais regionais.

 

 SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO DE SANTO ANTÓNIO DO MONTE – MURTOSA

   

   Supõe-se que a Conferência de São Vicente de Paulo na Freguesia do Monte - Murtosa, foi agregada a 1932 por um grupo de pessoas, das quais não temos registos desde esse ano, no entanto possuímos arquivos de registos de contabilidade que nos dão conhecimento de que já existiam registos de contabilidade de 1966 até 2009.

  No entanto, existem Atas que não possuímos e outras que se encontram incompletas, o que faz com que se desconheçam várias direções passadas da Conferência de Santo António do Monte bem como outros elementos integrantes da mesma, nomeadamente de 1992 a 2017.

  Foi em janeiro de 2017 que foi eleito o Presidente em exercício pelo Concelho Central de Aveiro: Francisco Luís Vaz Marques Pires, com uma dinâmica de Vicentinos os quais são apresentados pelos seus respetivos nomes neste artigo: Presidente:  Francisco Luís Pires; Vice- Presidente: Gracinda Reis; Tesoureiro: António Reis; Secretária: Amélia Rocha; Vogal: Fátima Tedim, Glória Evaristo, Margarida Barbosa Tavares, Maria José Oliveira T. Fonseca Caravela, Dora Maria Sousa Antunes Oliveira e António Chipelo.                                                                                                                             

  Esta sociedade trabalha em prol das famílias mais carenciadas da nossa paróquia do Monte, não ajudando apenas com alimentos mas também com arranjos de casas, algumas das quais feitas de raiz, doações monetárias aos mais pobres e necessitados, entre outras.

 

SPORT MARÍTIMO MURTOENSE

                                                                     

  O Sport Marítimo Murtoense é um clube do município da Murtosa fundado a 22 de fevereiro de 1926

  O Clube tem várias épocas disputadas nas divisões distritais da A.F. Aveiro (a nível masculino) e várias épocas na 1.ª Divisão Nacional (a nível feminino).

  O ano de 2020 começou com mudanças na Direção do Sport Marítimo Murtoense, com uma equipa diretiva renovada, aliando a experiência dos mais velhos à juventude que chegou, juntos definiram para o futuro objetivos  rejuvenescidos para o biénio (2020-2022).  No entanto, devido à situação que vivemos, muita coisa no clube teve de mudar, os campeonatos foram anulados, os treinos suspensos, sendo mesmo decretado o encerramento do Estádio Municipal.

  Um dos maiores desafios que a Direção do clube está a enfrentar e a realizar esforços é a reativação do sistema de sócios, para assim trazer de volta as pessoas que em tempos passados os acompanharam e angariar novos filiados, para em conjunto com a comunidade oferecer melhores condições aos atletas e levar o nome do clube e do município mais longe.

icon-watchATENDIMENTO 9:00 - 12:30 13:30 - 17:00
icon-watchHorário do cemitério: Todos os Dias das 8:00 às 17:30

Tempo em Monte

.